sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Olha, 200g de amor! Que lindo!



Muito tempo ocioso na vida? Aqui vai uma dica bem açucarada para quem quiser ocupar uma tarde com alguns desastres, muitas risadas e bagunça doce espalhada pela cozinha:
Pepparkakshus significa casa de pepparkakor, já pepparkakor é o nome do biscoito natalino, que tomará a forma de casa.
Confesso que é uma receita meio complicada, mas com o tanto de açúcar, canela, cravo e xarope de bordô que a receita leva, não há como não ser uma tarde doce. Aliás, não só uma tarde: A massa deve descansar durante 12 horas antes de resolvermos faze-la tomar forma. É uma massa muito preguiçosa! Ok, com a massa descansada, qual é o próximo passo?! Arquitetos que se cuidem, pois essa é a hora que todo mundo vira meio arquiteto e meio engenheiro para planejar a casa no papel. Lápis, régua e tesoura são indispensáveis, pois faremos os moldes das paredes, portas, janelas e telhados, e a casa precisa ficar em pé!
Moldes feitos, abrimos então a massa e começamos a corta-la nos formatos que precisamos, e essa é a hora que o forno não descansa: Entra bandeja, sai bandeja, ai-meu-Deus-o-telhado-queimou. Mas esta não é nem de longe a parte mais difícil, o próximo passo é, sem dúvida o mais complicado de todos: Todas as partes estão prontas, falta agora, montar a casa. Cola está fora de cogitação, pois a casa toda deve ser feita de coisas comestíveis, então, o que faremos para colar as paredes e o telhado? Açúcar, derretido. Aproveitamos o açúcar também para colocar as folhas de gelatina nas janelas. Queimaduras são válidas nesta altura do campeonato, afinal, como colocar um quadrado com quatro laterais de açúcar quente e derretido sem se queimar? Quem souber, me explique.
Bom, com a casa montada, daremos início a melhor parte: A decoração, é claro. E aqui colocaremos suspiros, m&m's e juro que até arroz de coração entrou na brincadeira.
Acabou de decorar? Admire-se, tire fotos, e prepare-se para o bombardeio. :)
Apesar de ser uma receita bem complicada, é bem legal ver o que você fez no final, e embora seja bem cansativa, ainda sobra energia para uma partida de tenis, mas só para uma! :)

Nenhum comentário: